domingo, 29 de janeiro de 2012
Brasil e Europa recebem 60% da cocaína boliviana, diz diplomata
06 de janeiro de 2012 • 16h08 • atualizado às 19h04
Quase dois terços da cocaína de procedência boliviana vai para o Brasil e depois para a Europa, afirmou nesta sexta-feira o primeiro secretário da embaixada brasileira em La Paz, Murilo Vieira Komnisky.
"Hoje em dia, 60% da droga da Bolívia vão para o Brasil, 20% vão para a Argentina e 20% para o Chile. São estimativas. Quarenta por cento (dos 60%) da droga boliviana fica no Brasil, e o restante vai para a Europa", afirmou Vieira, principal responsável da área de segurança da representação.
Ele explicou que os dados se baseiam nos percentuais de apreensões que o Brasil faz e da troca de informações entre os países da região. Vieira explicou que o Brasil lida com os mesmos dados das Nações Unidas, segundo os quais a Bolívia tem capacidade para fabricar 115 t de droga ao ano, ao que se deve somar o entorpecente de origem peruana que usa o território boliviano como ponte.
Bolívia e Peru, ao lado da Colômbia, são os principais produtores mundiais de cocaína e cultivadores de folha de coca, sua matéria-prima. Segundo o governo boliviano, as apreensões anuais da droga, um dado para estimar o volume de entorpecente que circula, beiram as 30 t, embora as autoridades afirmem que 50% procedem do Peru. Calcula-se que só se consiga apreender 15% do que se produz.
O diplomata esclareceu que não é possível detalhar a quantidade exata de droga boliviana e peruana que chega. "Estamos falando de estimativas, porque não há dados concretos; o narcotráfico é como a água que se move, que busca por onde sair", comparou o funcionário da embaixada.
"É um tema que nos preocupa e estamos atentos para aprofundar a cooperação (antidrogas) com a Bolívia", afirmou o diplomata, segundo o qual "houve uma alta no nível de consumo de droga no Brasil nos últimos 8 ou 10 anos" que gerou, no período, "900 mil consumidores". Desde o ano passado, o Brasil faz parte de um acordo ainda não negociado com a Bolívia e os Estados Unidos para monitorar a erradicação de cocais, um trabalho central no combate ao narcotráfico.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5546790-EI5030,00-Brasil+e+Europa+recebem+da+cocaina+boliviana+diz+diplomata.html
Acessado dia 07 de janeiro de 2012
RESENHA:
Percentuais absurdos da distrição de cocaína.
Podemos notar que as porcentagens da distribuição da cocaína chegam a ser absurdas, claro que focamos nos maiores números que no caso fica com o Brasil. A preocupação seria no aumento desses números, já que vem sendo crescente a quantidade de usuários. Devemos ficar cientes que um dos fatores de abalos na parte econômica e social dos países latino-americanos se da pela presença maciça do narcotráfico.
"Hoje em dia, 60% da droga da Bolívia vão para o Brasil, 20% vão para a Argentina e 20% para o Chile. São estimativas. Quarenta por cento (dos 60%) da droga boliviana fica no Brasil, e o restante vai para a Europa", afirmou Vieira, principal responsável da área de segurança da representação.
A troca de informações e apreensões entre os países vizinhos nos dão uma noção de como anda a situação, no caso o Brasil conta com os mesmos dados das Nações Unidas.
O Peru chega a ser o maior produtor de coca, a pasta base para obter a cocaína, só que o entorpecente é fabricado na Bolívia, com uma capacidade de fabricação por volta de 115 t de droga ao ano, esses países junto com a Colômbia, chegam a ser os principais produtores. O governo boliviano afirma que os dados das apreensões anuais da droga podem estimar, nada muito detalhado, a quantidade de entorpecentes que circulam, que chega a ser 30 t, e que as autoridades afirmam que 50% tem origem peruana. É explicito na noticia, que não é possível detalhar a quantidade exata de droga boliviana e peruana que chega.
"Estamos falando de estimativas, porque não há dados concretos; o narcotráfico é como a água que se move, que busca por onde sair", comparou o funcionário da embaixada.
Todos os países passam por problemas agravantes, no momento não consideraria a questão da cocaína como abalo na economia do território, só que, pode ser uma questão de tempo para que isso se torne alarmante como em alguns países da América Latina. O combate está na mão do governo de ambos os países, onde não será nada fácil conter todas as fronteiras.
"É um tema que nos preocupa e estamos atentos para aprofundar a cooperação (antidrogas) com a Bolívia", afirmou o diplomata, segundo o qual "houve uma alta no nível de consumo de droga no Brasil nos últimos 8 ou 10 anos" que gerou, no período, "900 mil consumidores". Desde o ano passado, o Brasil faz parte de um acordo ainda não negociado com a Bolívia e os Estados Unidos para monitorar a erradicação de cocais, um trabalho central no combate ao narcotráfico.
Por: Geovanna Slompo
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Corte no fundo de Aids é um desastre, diz chefe dos Médicos Sem Fronteiras
Giovana SanchezDo G1, em São Paulo
29/11/2011 14h04 - Atualizado em 29/11/2011 14h04
Fundo Global anunciou corte em concessão de financiamento até 2014.
Presidente da organização humanitária falou em visita ao Brasil.
A notícia de que o maior fundo mundial para luta contra Aids, tuberculose e malária cortará novos financiamentos terá efeitos enormes nos países que enfrentam essas doenças, avalia o presidente internacional da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Não podemos resolver o problema, mas vamos pressionar para que todos os ganhos que fizemos até agora em diversos países não sejam perdidos", disse o médico indiano Unni Karunakara em um encontro com jornalistas na manhã desta terça-feira (29), em São Paulo.
"A décima primeira rodada de investimentos foi cancelada por causa da crise, e isso é um problema. Fizemos muitos avanços. Em 2000, ninguém com Aids na África recebia tratamento do governo, e hoje 7 milhões se tratam. Naquela época, o tratamento era caro e hoje custa US$ 70 por pessoa por ano. Estamos atualmente num patamar em que, se pararmos, corremos o risco de regredir no que alcançamos."
Segundo o Global Fund to Fight Aids, Tuberculosis and Malaria, não haverá concessão de novos financiamentos até 2014, e, até lá, os países de renda baixa ou média podem pedir recursos emergenciais. O fundo de origem público-privada é o maior órgãor para financiamento e fornece mais de 70% dos fundos para drogas antirretrovirais nos países em desenvolvimento.
Segundo a agência Reuters, países do sul da África que dependem muito da ajuda do Fundo Global, incluindo a Suazilândia, Maláui, Zimbábue e Moçambique, devem ver um aumento das mortes e infecções como resultado da escassez de financiamento.
Os Médicos
Além do problema do corte no financiamento da luta contra a Aids, Unni Karunakara falou sobre as demais crises humanitárias, como as da Somália, Haiti e Sudão do Sul, e sobre a atuação dos Médicos Sem Fronteiras nesses locais. "Negociamos com todos os setores da sociedade e temos princípios muito firmes." Nesta segunda, o grupo radical al-Shabab, que controla parte da Somália, divulgou uma lista com 16 ONGs e agências da ONU que estariam banidas de trabalhar na região. O MSF não estava na lista.
A organização vive majoritariamente de doações - 90% do orçamento - e atua em 67 países. Segundo Unni, menos de 10% das doações vêm de instituições, e elas são selecionadas pelo grupo. "Não recebemos doações do governo americano, por exemplo, nem das indústrias farmaceuticas nem de tabaco, petróleo etc."
Fonte:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/11/corte-no-fundo-de-aids-e-um-desastre-diz-chefe-dos-medicos-sem-fronteiras.html
Acessado dia 10 de dezembro de 2011
RESENHA:
Trabalho de caranguejo
Depois de árduos anos de trabalho e empenho de milhares de médicos vonlúntarios para dimunuir os indices de AIDS no continente africano e muitas pequisas para abaixar o preço do tratamento da mesma, tudo pode ir pode voltar as mesmas de anos atráz em apenas dois anos, pois o Fundo Global anunciou que vai cortar os financiamentos para o tratamento da doença.
Os avanços feitos em toda África, principalmente na região subsariana, em relação a AIDS são notaveis. Se formos ver a 11 anos atráz ninguém no continente era tratado gratuito, hojé já são 7 milhões, antes gastava-se muito no tratamento do paciênte, as pesquisas avançaram muito e barantiaram o custo, nos dias atuais são necessarios US$ 70 por ano, por pessoa. Não é díficil fazer as contas para ver quanto se gasta com essas pessoas, são US$ 490 milhões por ano, se analizarmos bem isso não muito para o Fundo Global, já que as quantias administradas pelo mesmo beira a casa do trilhão, tudo bem que nos ultimos anos os investimentos tenham aumentado relativamente, chegando aos 16 bilhões em 2010.
No meio do ano o proprio diretor executivo do Fundo Global, Michel kazatchkine, anunciou que a comunidade internacional tinha o plano de que em 2015, aproximadamente 15 milhões de pessoas estajam sendo tratadas, para inibir o avanço do vírus. Comparando os números, tanto com os do número de infectados e os que estão em tratamento, quase metade dos doentes teriam acesso aos remedios, algo que seria de se omprecionar.
Mas com o corte, díficilmente conseguiram mater em tratamento metade dos 7 milhões atuais. Será que retirar esses financiamentos para investir na economia para que ajude a crise é a melhor jogada, ao meu ver estamos nos saindo muito bem no tratamento do HIV, que a poucos anos era uma epdemia mundial, agora que estamos pertos de resultados consideraveis, tudo vai regrassar ao que era antes, todo trabalhado ira se desmoronar, faremos iguaís aos caraguejos, andaremos pra tráz, e ainda tiraram todo a motivação das pessoas que vão deixar de ser atendidas. Vale a pena mesmo investir para tentar sair de uma crise que acarretará em outra que estava entranto em linhas estaveis e prosperas?
Por Lucas Nascimento
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Acordo sobre mudanças climáticas é uma miragem
06/12 18:13 CET
Um acordo sobre o aquecimento global não passa de uma miragem. Ban Ki-moon reconheceu que é impossível esperar grandes avanços na conferência climática da ONU que se realiza em Durban, na África do Sul, até sexta-feira.
“Temos de ser realistas quanto às expectativas sobre um consenso em Durban. Nós conhecemos as razões: problemas económicos graves em muitos países, diferendos políticos importantes, prioridades e estratégias contraditórias para responder às mudanças climáticas. É possível, como dizem muitos, que o objetivo de um acordo geral e vinculativo sobre as mudanças climáticas não esteja ao nosso alcance por agora” afirmou o secretário-geral das Nações Unidas na abertura da sessão ministerial.
O único instrumento jurídico ainda em vigor é o Protocolo de Quioto mas os dois principais poluidores do planeta, Estados Unidos e China, nunca o aceitaram. Pequim abriu agora a porta a um possível acordo, embora as declarações dos responsáveis chineses tenham tido leituras opostas.
Perante a indecisão dos políticos, os ativistas da Greenpeace lançaram mais uma marcha de protesto nas ruas de Durban que acabou com algumas detenções.
Fonte: http://pt.euronews.net/2011/12/06/acordo-sobre-mudancas-climaticas-e-uma-miragem/
Acessado dia 6 de dzembro de 2011
NOTÍCIA COMPLEMENTAR:
Um acordo sobre o aquecimento global não passa de uma miragem. Ban Ki-moon reconheceu que é impossível esperar grandes avanços na conferência climática da ONU que se realiza em Durban, na África do Sul, até sexta-feira.
“Temos de ser realistas quanto às expectativas sobre um consenso em Durban. Nós conhecemos as razões: problemas económicos graves em muitos países, diferendos políticos importantes, prioridades e estratégias contraditórias para responder às mudanças climáticas. É possível, como dizem muitos, que o objetivo de um acordo geral e vinculativo sobre as mudanças climáticas não esteja ao nosso alcance por agora” afirmou o secretário-geral das Nações Unidas na abertura da sessão ministerial.
O único instrumento jurídico ainda em vigor é o Protocolo de Quioto mas os dois principais poluidores do planeta, Estados Unidos e China, nunca o aceitaram. Pequim abriu agora a porta a um possível acordo, embora as declarações dos responsáveis chineses tenham tido leituras opostas.
Perante a indecisão dos políticos, os ativistas da Greenpeace lançaram mais uma marcha de protesto nas ruas de Durban que acabou com algumas detenções.
Fonte: http://pt.euronews.net/2011/12/06/acordo-sobre-mudancas-climaticas-e-uma-miragem/
Acessado dia 6 de dzembro de 2011
NOTÍCIA COMPLEMENTAR:
Clima: Aprovado acordo histórico em Durban
11/12 06:33 CET
A presidente da conferência climática de Durban, Maité Nkoana-Mashabane, anunciou que os 194 países chegaram a acordo sobre um programa para definir um novo rumo para combater as alterações climáticas nas próximas décadas.
O acordo foi alcançado após a resistência da Índia e da China que levou a União Europeia, os Estados Unidos e o Brasil a apelarem para “não fazer de Durban uma oportunidade perdida”.
“Como sabem, não estamos satisfeitos com a reabertura do texto, mas sob o espírito da flexibilidade concordámos em adotá-lo”, disse a ministra do Ambiente indiana
O programa a definir deverá colocar os países sob o mesmo regime legal e reforçar o seu compromisso para controlar a emissão dos gases de estufa. O compromisso deverá entrar em vigor o mais tardar até 2020.
“Se conseguirmos isso, será um momento histórico para o mundo e em especial para África”, sublinhou o ministro dos Negócios Estrangeiros de Grenada.
Os documentos discutidos e que farão parte do Pacote de Durban incluem o segundo período de vigência do Protocolo de Quioto, o relatório do grupo de trabalho de cooperação de longo prazo, o Fundo Climático Verde e a Plataforma de Durban.
Fonte: http://pt.euronews.net/2011/12/11/clima-aprovado-acordo-historico-em-durban/
Acessado dia 6 de dzembro de 2011
RESENHA:
Mudanças climáticas – De quem é a culpa?
Atualmente, já podemos perceber os efeitos da natureza em resposta das atitudes humana em relação a ela. O avanço do mar, o aumento de temperatura em alguns lugares, a diminuição desta em outros, é visível e perceptível por qualquer um. Será o aquecimento global nossa culpa?
A alguns dias atrás foi feito uma manifestação em Duban, Africa do Sul, devido a indecisão dos políticos, essa marcha foi realizada pelos os ativistas da Greenpeace. O problema que foi levado a assembléia é que os países da áfrica em geral estão sofrendo muito com as mudanças climáticas atuais, estas, causadas pelo excesso de poluição principalmente por parte dos Estados Unidos e China, que de acordo com a reportagem, são os países mais poluidores.
Para esse problema, foi proposto mudanças, de acordo com o que sabemos, somente o tratado de Quioto está em vigor, no qual China e EUA não participam. Isso é prova da prepotência e ambição dos países mais industrializados, que se negam a ajudar o planeta a sobreviver um pouco mais, em troca de seu próprio lucro. Mas por outro lado pensa-se: Por que será que os problemas climáticos estão aparecendo principalmente na África? Seria isto um efeito natural? ou conseqüências da poluição mundial?
O objetivo das manifestações é chegar a um acordo com as demais nações para tentar evitar a destruição do planeta e conseqüentemente evitar os problemas climáticos que se manisfestam mais na África, ou seja, um programa para definir para combater as alterações climáticas nas próximas décadas.
Esse programa deverá colocar os países sob o mesmo regime legal e reforçar o seu compromisso para controlar a emissão dos gases de estufa. Será essa a solução para os problemas climáticos do mundo?
É engraçado, saber que um dia aconteceria isso: mudanças climáticas, aumento da temperatura, secas, etc... E que sofreríamos as conseqüências de nossa própria ação. A África é um continente sem muito auxilio e que já passa por situações difíceis. É admirável a atitude deles, pois não querem seu próprio beneficio com o programa de proteção ao ambiente, mas de todos os países. Mas o problema no qual também estamos inseridos é: com o acordo de controle de gases, poderemos perder financeiramente. A questão é muito discutida pois as nações mais poluidoras nem sequer concordaram com o tratado de quioto. Acho que a questão principal seria o desenvolvimento sustentável, ajuda humanitária para com os povos, africanos. Não podemos jogar a culpa em outras nações pelas situações que são causadas pela natureza, ma s também não podemos deixar de pensar que isso também não é nossa culpa, pois isso é uma conseqüência da ação humana, durante vários seculos de poluição. De acordo com as noticias esse programa deverá entrar em vigor até 2020. Mas será que daqui pra lá, a situação do planeta já não vais estar mais desesperadora? Será que os países mais poluidores só pararão quando ele forem atingidos? Ninguém sabe. Mas o que se deve fazer é zelar pelo que ainda temos, senão pudermos reflorestar, que pelo menos não poluímos mais. Assim de certa forma podemos ajudar nosso pais e outros que estão ao nosso redor, quem sabe, serviremos de exemplo para outras nações.
Por Lays Luchi.
Austrália anuncia novas sanções contra Irã por programa nuclear
06 de dezembro de 2011 • 01h56 • atualizado às 02h57
A Austrália imporá novas sanções contra o Irã em resposta ao descumprimento das resoluções do Conselho de Segurança da ONU com relação a seu programa nuclear, anunciou nesta terça-feira o ministro das Relações Exteriores australiano, Kevin Rudd.
As sanções adicionais serão voltadas "contra indivíduos e entidades implicados nos programas nucleares e de mísseis", e a Austrália ainda "restringirá o comércio com os setores financeiros e petroleiros do Irã", disse Rudd em comunicado.
O Conselho de Segurança da ONU exige desde 2006 que o Irã suspenda seu programa de enriquecimento de urânio e permita o acesso livre e sem prévio aviso dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Rudd, que se encontra na Europa como parte de uma viagem oficial, também exortou o Irã a adotar os passos necessários exigidos pelo Conselho de Segurança e a AIEA e a "comprometer-se construtivamente com a comunidade internacional com relação a seu programa nuclear".
As novas sanções australianas acontecem depois que o último relatório da AIEA acusou o Irã de ter trabalhado na tecnologia necessária para fabricar armas nucleares e após os ataques em Teerã contra a embaixada britânica.
Com as novas sanções, a Austrália, cujo Governo está comprometido em buscar uma solução negociada com o Irã, segue os passos de Estados Unidos, União Europeia e outros países que recentemente adotaram medidas contra o programa nuclear de Teerã.
O Irã, por sua vez, nega taxativamente que seu programa nuclear tenha fins armamentistas e assegura que é exclusivamente civil e para uso pacífico, como a geração de energia elétrica e a produção de isótopos para a luta contra o câncer.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5505170-EI17616,00-Australia+anuncia+novas+sancoes+contra+Ira+por+programa+nuclear.html
RESENHA:
Os perigos da energia nuclear e o temor das nações – EUA no controle do mundo
O programa nuclear iraniano foi lançado na década de 1950, com a ajuda dos Estados Unidos, como parte do programa Átomos para a Paz. O programa atual, inclui diversos centros de pesquisa, uma mina de urânio, um reator nuclear e instalações de processamento de urânio que incluem uma central de enriquecimento.
Podemos perceber traves da noticia e de informações adicionais que há uma enorme contradição dos Estados em relação ás suas “atitudes” com outros países. Os EUA, financia programas e depois se torna refém de seu próprio investimento. Os EUA, tenta cada vez mais tomar as rédias do mundo e através do seu poder de nação mais desenvolvida controlar toda e qualquer ação que possa vir prejudicá-lo. Os governos dos Estados Unidos e de outras nações alegam que o programa é uma cobertura para uma tentativa de obter armas nucleares. Já governo iraniano nega essas acusações e diz que será uma tecnologia nuclear para fins pacíficos (medicina nuclear e geração de energia elétrica). É difícil tomar uma postura concreta em relação ao assunto porque nunca se sabe realmente as intenções das novas tecnologias, já que estamos no mundo, globalizado e liderado pela visão capitalista e militar que visa o poder acima de tudo.
O Irã apesar de ter grande poder nuclear não se portou de maneira agressiva pelo menos a alguns séculos. Somente é percebido como uma ameaça porque não obedeceu às ordens dos Estados Unidos, que por ter poder econômico e político muito forte visa somente seu próprio beneficio e dominação mundial, o que leva a perceber os EUA, quer subjugar os países. Enquanto os EUA financia diversos tipos de guerras principalmente quando se tratou de Iraque, os outros países não podem crescer “nuclearmente” pois poderão se tornar uma ameaça global. Enquanto os EUA já liberam suas bombas atômicas na segunda guerra, o Irã não pode se desenvolver para gerar energia elétrica e remédios. De certa forma, muitos vêem a possibilidade do Irã aproveitar para desenvolver armas militares, mas acho que se os EUA têm o direito de fazer o que quer e se desenvolver, todos os países também deveriam ter. O medo com certeza vigorará sobre nós, e sobre muitos, mas direito é questão de justiça. Assim como hoje podemos ver isso como uma ameaça, amanhã poderemos estar a par desta tecnologia e sermos vistos lá fora como ameaça também, o que será muito prejudicial ao nosso país. Os EUA excluiu o Irã e a Coréia do Norte da nova doutrina nuclear americana que se comprometem a não usar armas nucleares contra os países que não possuam tal tecnologia. Se houver a restrição deste tipo de tecnologia, que seja para todos. Esse foi o ideal que o Irã fez para garantir sua permanecia de desenvolvimento da tecnologia, e que de certa forma seria ideal para a paz mundial.
Por Lays Luchi.
domingo, 11 de dezembro de 2011
Quizz: Você é consumista ?
Esse teste foi criado para a reportagem "Você sabe cuidar do seu dinheiro?" solicitada pelo Jornal Agora SP, focada para o público feminino.
Regra única: Seja honesta com você mesmo. Afinal somente você saberá a resposta. Quanto mais aprender sobre você mesma, mais evoluirá.
Repórter responsável: Carolina Hungria (carolhungria@agora.com.br)
Entre nesse link e faça já seu teste.
Link: http://www.igf.com.br/principal/testes/Consumista.aspx
Fonte: http://www.igf.com.br/principal/testes/Consumista.aspx
Acessado dia 10 de dezembro de 2011
Links para acesso de vídeos de acontecimentos polêmicos no mundo - Globo News
Dossiês dos assuntos mais polêmicos no mundo - links de vídeos da Globo News:
Nascido em um campo de refugiados aponta solução para conflito entre Palestina e Israel
http://g1.globo.com/videos/globo-news/dossie-globo-news/t/todos-os-videos/v/nascido-em-um-campo-de-refugiados-aponta-solucao-para-conflito-entre-palestina-e-israel/1727256/
Pilotos americanos deram aula de voo para terroristas do atentado de 11 de setembro
http://g1.globo.com/videos/globo-news/dossie-globo-news/t/todos-os-videos/v/pilotos-americanos-deram-aula-de-voo-para-terroristas-do-1109/1625810/
Ex-soldado americano comenta os terrores e injustiças da guerra do Iraque
http://g1.globo.com/videos/globo-news/dossie-globo-news/t/todos-os-videos/v/ex-soldado-americano-comenta-os-terrores-e-injusticas-da-guerra-do-iraque/1619167/
Fonte: http://g1.globo.com/videos/globo-news/dossie-globo-news/
Acessado em 10 de dezembro de 2011
Nascido em um campo de refugiados aponta solução para conflito entre Palestina e Israel
http://g1.globo.com/videos/globo-news/dossie-globo-news/t/todos-os-videos/v/nascido-em-um-campo-de-refugiados-aponta-solucao-para-conflito-entre-palestina-e-israel/1727256/
Pilotos americanos deram aula de voo para terroristas do atentado de 11 de setembro
http://g1.globo.com/videos/globo-news/dossie-globo-news/t/todos-os-videos/v/pilotos-americanos-deram-aula-de-voo-para-terroristas-do-1109/1625810/
Ex-soldado americano comenta os terrores e injustiças da guerra do Iraque
http://g1.globo.com/videos/globo-news/dossie-globo-news/t/todos-os-videos/v/ex-soldado-americano-comenta-os-terrores-e-injusticas-da-guerra-do-iraque/1619167/
Fonte: http://g1.globo.com/videos/globo-news/dossie-globo-news/
Acessado em 10 de dezembro de 2011
10 invenções humanas que mudaram o mundo
1º. Internet – Se você quisesse acessar a internet na década de 90, tinha que ouvir o barulinho chato do sinal dial-up. Não dava nem pra se conectar escondido dos pais. Toda a tecnologia por trás da internet, começou a vigorar em meados da década de 80, mas só ganhou um público considerável com a criação da “world wide web”, liberado pelo laboratório suíço CERN em 1991. E o resto, virou história, que pode ser encontrada na própria internet.
2º. O avião – Mesmo com os esforços de balonistas e pára-quedistas da época de 1800, foram os irmãos Wright que levaram a fama e pôr o mundo sobre asas, em 1903. Este feito é amplamente discutido, e o brasileiro Santos Dumont está na briga pelo posto de “pai da aviação”. Além de facilitar a viagem entre dois continentes, o vôo transformou o mundo num só.
3º. A energia nuclear – Em meados de 1930, uns físicos malucos, descobriram como era possível produzir energia através de uma minúscula partícula de urânio. Essa descoberta resultou na bomba nuclear, porém essa energia não deve ser relacionada somente à destruição. É preciso reconhecer que a descoberta trouxe benefícios à ciência nuclear.

4º. A eletricidade – Ninguém tem certeza do que realmente aconteceu na história envolvendo raios e relâmpagos, mas a verdade é que a descoberta de Benjamin Franklin, revolucionou o mundo de tal maneira que a humanidade não sobreviveria sem ela.

5º. O microprocessador – Numa enorme sala, havia um computador gigante, e cujo poder de processamento era menor que alguns celulares. Com o passar do tempo, os microprocessadores estão cada vez menores, e com muito mais poder de processamento, podendo executar várias tarefas simultaneamente.
6º. O Raio-X – Se, no século passado, alguém dissesse que era possível ver por dentro das pessoas sem abri-lo ou corta-lo, certamente seria acusado de bruxaria ou magia negra. Mas é por isso ser possível, que houve um significativo salto na medicina, já que com o Raio-X, pode-se descobrir doenças escondidas sob a pele.
7 º. A borracha – Encontrado pela primeira vez na América, tornou-se muito utilizada pela indústria automobilística, que consome praticamente 70% de toda a produção mundial de borracha. É extraída da seringueira, como um xarope, e depois de uma fase de cozimento, torna-se muito resistente.
8º. O ferro fundido – Apesar de ter seu início em datas diferentes por todo o mundo, a Idade do Ferro trouxe grandes mudanças para nossos dias. Tanto na agricultura como na guerra, houve uma maior facilidade através da utilização de instrumento feito com ferro fundido. Por ser um minério em abundância pelo mundo, houve um benefício maior aos que o exploraram.

9º. A pólvora – Na busca pelo composto que daria vida eterna, um alquimista chinês misturou enxofre, salitre e carvão. Não satisfeito, resolveu aquecer a mistura, a fim de fundir os materiais. O resultado: uma grande explosão que quase lhe custou a vida. Após a invenção da pólvora, a guerra não seria mais a mesma.
10º. O cartão magnético – É muito difícil imaginar fazer serviços de banco, compras ou viagens sem o uso de um cartão de crédito. Inventada pela IBM na década de 1960, para um sistema de segurança dos EUA, e encomendado pelo governo, essa faixa que repassa os dados criptografados sob a forma de minúsculos imãs é agora uma das tecnologias mais utilizadas no mundo. Na empresa onde trabalho, o controle de entrada e saída de funcionários é feito através de cartão magnético.
Fonte: http://www.guanabara.info/2009/06/as-10-tecnologias-que-mudaram-o-mundo/
Acessado dia 10 de dezembro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)
