sábado, 9 de julho de 2011

Pior seca em 60 anos afeta países do "Chifre da África"


28/06/2011 14h58 - Atualizado em 28/06/2011 14h58
Agencia EFE
Genebra, 28 jun (EFE).- Os países do chamado "Chifre da África", grupo formado por Etiópia, Somália, Quênia, Uganda e Djibuti, sofrem a pior seca dos últimos 60 anos e 10 milhões de pessoas espalhadas nesses cinco países já sofrem as consequências, afirmou nesta terça-feira a Organização das Nações Unidas (ONU).
A região experimentou assim "a maior crise de alimentos da atualidade", acrescentou em entrevista coletiva a porta-voz do Escritório de Assuntos Humanitários do organismo, Elizabeth Byrs.
As previsões meteorológicas apontam que não haverá melhora na situação da seca até 2012, por isso que a ONU pediu uma mobilização internacional que permita evitar uma nova crise humanitária.
Em algumas das regiões mais afetadas, a taxa de desnutrição infantil alcançou 30%, o dobro do nível de emergência estabelecido pela ONU, mas teme-se que a situação piore ainda mais.
Byrs assinalou que outro aspecto preocupante é que, também como consequência da seca, os preços dos grãos que representam uma parte essencial da alimentação local dispararam e no caso do Quênia custam entre 30% e 80% - dependendo da região - que a média dos últimos cinco anos.
Na Etiópia, a inflação relacionada com os alimentos superou 40% no mês passado.
A seca também teve um impacto no aumento do fluxo de refugiados e deslocados internos, segundo os dados do Escritório de Assistência Humanitária.
Entre as consequências indiretas da seca extrema que já se observam estão o aumento da abandono escolar, assim como de doenças em humanos e animais de fazenda, e uma maior tensão e conflitos entre comunidades que competem pelos poucos recursos que ficam, disse Byrs. EFE
Fonte:
Acessado no dia 28 de Junho de 2011

RESENHA DA NOTÍCIA:


         Um seca terrível, onde a situação já não é favorável
    A região chamada de “Chifre da África” apresenta as menores taxas de IDH de todo o continente africano e são uma das menores do mundo, mas tem alguns aspectos os países dessa região apresentam uma das maiores taxas do mundo, não que esses aspectos sejam favoráveis, são eles desnutrição infantil e a grande maioria da população adulta sofre do mesmo, analfabetismo, inflação que vem piorando com a seca, mortalidade infantil, entre outros e nenhum deles é favorável.
   Mesmo em condições normais esse paises já tem bastante problemas, muitos deles devido a colonização européia, que retirou grande quantidade dos recursos naturais desses países. Devido ao solo pobre em minerais e nutrientes, que não é nem um pouco favorável a agricultura, a população dessa região vem passando por dificuldades a muitas décadas e agora piorar o que já não era favorável o “Chifre da África” passa pela pior seca dos últimos 60 anos e expectativa de melhoras não é favorável, as previsões são de que não irá ter uma sequência de chuvas até 2012.
   E foi preciso chegar a um estado calamitante para que a Organização das Nações Unidas tomasse a um providencia de mobilização mundial a taxa de desnutrição infantil chegou a 30%, o dobro do estabelecido como nível de emergência. A inflação relacionadas a alimentos em alguns países chega até os 40%. Na área dos grãos principal alimento da população nativa tem uma diferença no preço que varia de 30% a 80%.
Quando se trata de ajudar os países a sair da crise bilhões são investidos pelos governos, para assegurarem o lucro de centenas de investidores, enquanto isso milhões sofrem de fome e se defião. O que foi investido pelos países após a crise imobiliária norte americana, quase acabaria com a fome em todo o planeta.
Por Lucas Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário