sábado, 9 de julho de 2011

Chefe de missão, Lula diz que relação com África é estratégica


30/06/2011 18h40 - Atualizado em 30/06/2011 18h40
BRASÍLIA (Reuters) - Chefe da missão brasileira para a cúpula da União Africana na Guiné Equatorial, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que a relação entre o Brasil e a África continuará tendo prioridade no governo Dilma Rousseff.
'A relação com a África é estratégica para o Brasil', disse Lula no primeiro dia do evento, segundo nota divulgada por sua assessoria.
'É total a disposição brasileira em cooperar com o desenvolvimento da infraestrutura, em particular na geração de energia elétrica a partir de usinas hidrelétricas e também com a transferência de tecnologia na produção de etanol e de energia elétrica a partir da biomassa', disse Lula na cúpula realizada em Malabo, capital da Guiné Equatorial.
Segundo o ex-presidente, Dilma 'manda um sinal inequívoco' de que dará continuidade e aprofundará as relações com o continente africano ao nomeá-lo como chefe da delegação que representa o Brasil no evento.
No governo Lula, houve uma forte política de aproximação do Brasil com países africanos, quadruplicando as relações comerciais com o continente, que chegaram a 20,5 bilhões de dólares no ano passado.
Lula agradeceu ainda os países africanos pelo apoio à eleição de José Graziano, ex-ministro da Segurança Alimentar, para o cargo de diretor-geral do órgão da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO).

Reuters

Fonte:
Acessado no dia 30 de Junho de 2011

RESENHA DA NOTÍCIA:

 
Incentivo aos semelhantes

   O Brasil é considerado, por muitos, como líder dos países em desenvolvimento, após passar varias décadas como um país subdesenvolvido. E com a criação do Mercosul conseguiu ajudar alguns países membros a ter essa evolução também, a de passar de uma nação subdesenvolvida para uma em desenvolvimento. Agora o Brasil pretende ajudar a África nesse aspecto.
   A relação entre Brasil e África aumentou muito na era Lula e gerou bons frutos, só no ano passado foram 20,5 bilhões de dólares. E o ex-presidente ainda está envolvido neste laço, nomeado pela presidente Dilma Russef como chefe da missão brasileira para a cúpula da União Africana. A missão em estreitar mais ainda os laços econômicos com o continente Africano e ajudar o mesmo a se desenvolver tanto na área de infra-estrutura como na de geração de energia.
  Alguns dizem que essas ligações têm alguns interesses externos, já que a construtora que irá fazer essas melhorias é brasileira e está de certa forma bancando a comissão que vai a África. Então não é apenas uma ação de solidariedade já que no continente existem vários países que são governados por antidemocratas, a corrupção e o desvio de dinheiro publico ocorre as claras e nada acontece.
  Fica a duvida se a missão brasileira para a cúpula da União Africana é estreitar os laços de Brasil e África e ajudar na melhoria na infra-estrutura ou se é para beneficiar a maior construtora brasileira, já que ela será a maior beneficiada com isso, pois a obras gerariam um lucro extraordinário aos cofres da empresa.
Por Lucas Nascimento

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário