terça-feira, 12 de abril de 2011

Nova Zelândia pede investigação de protesto contra Petrobras


                                                                                    10 de abril de 2011 • 23h19 • atualizado às 23h46

O governo da Nova Zelândia pediu nesta segunda-feira (horário local) para a polícia investigar um protesto contra a Petrobras, que obrigou a empresa a suspender no domingo os trabalhos de prospecção no fundo marinho do norte do país. A ministra de Energia e Recursos neozelandesa, Hekia Perata, disse à imprensa local que a empresa brasileira tem direito a realizar tais trabalhos de pesquisa sísmica.

A Petrobras começou na semana passada a explorar jazidas de gás natural e petróleo em cerca de 12 mil km quadrados da bacia do rio Raukumara, em frente ao Cabo do Leste, após receber no ano passado permissão das autoridades. Desde então, uma pequena frota de cinco embarcações com 50 ativistas a bordo, entre eles membros do Greenpeace e de uma tribo maori que vive no Cabo do Leste, navega pela região.

As operações foram suspensas quando um grupo de ecologistas mergulhou diante da embarcação Orient Explorer, o que obrigou a empresa a parar os trabalhos por considerá-los perigosos.

Fonte:

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5068573-EI17616,00-Nova+Zelandia+pede+investigacao+de+protesto+contra+Petrobras.html

RESENHA DA NOTÍCIA:

                            O exploração do meio ambiente

A noticia traz outra ação que é contra os princípios da globalização, o da exploração de recursos naturais por multinacionais.

Na situação em questão não é um ato xenofóbico, que seria caracterizado pela desaprovação da população por ter seus recursos naturais explorados por outro pais, mas sim por um grupo que  se preocupa com as conseqüências de tais explorações. A preocupação com o meio ambiente não se em caixa nos princípios da globalização, despreocupação que já gerou vários desastres ambientais.
Por Lucas Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário