terça-feira, 12 de abril de 2011

Austrália anuncia novas medidas contra o cigarro


                                                                                     07 de abril de 2011 • 06h48 • atualizado às 08h16

Os pacotes de cigarro na Austrália terão cor verde-oliva e advertências sobre os perigos do hábito

O governo australiano vai reforçar ainda mais a legislação sobre o cigarro, que já é uma das mais rígidas do mundo, com a imposição da mesma cor para os pacotes, que também serão cobertos por advertências.

Os pacotes terão cor verde oliva, menos sugestiva para os fumantes segundo um estudo, anunciou a ministra da Saúde, Nicola Roxon. Além disso, 75% da frente do pacote e a totalidade da parte posterior serão cobertos por avisos sobre os perigos para os fumantes.

"A legislação restringirá os logotipos da indústria do tabaco, o uso de imagens, cores e textos impressos nos pacotes", declarou Nicola Roxon.

"As únicas coisas que diferenciarão um maço do outro serão a marca e o nome do produto, que sempre terão o mesmo tipo de letra". Caso a legislação seja aprovada, entrará em vigor em 2012.

A Austrália já proíbe a publicidade de cigarro e o fumo na maioria dos espaços públicos fechados.

Fonte:

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5051717-EI17616,00-Australia+anuncia+novas+medidas+contra+o+cigarro.html

RESENHA DA NOTÍCIA:

                             O estado e a globalização

A noticia acima ilustra um exemplo de intervenção do Estado perante a globalização, está que tem como alguns de seus princípios o de livre comercialização sem intervenção do Estado.

A medida tomada pelo governo australiano, muito correta a meu ver, de reforçar a legislação sobre o cigarro, mesmo sendo uma das mais rígidas do mundo, a medida diz que os pacotes terão cor verde oliva, menos sugestiva segundo um estudo e 75% da frente do pacote e a totalidade da parte posterior conterão avisos, tornando os consumidores totalmente cientes das conseqüências que o produto pode vir a trazer e também não incentivar novos adeptos.

Por Lucas Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário