Fonte: O ESTADO DE S.PAULO
Data de publicação: DEC 2, 1996
"A crença de que a economia possa funcionar de forma independente do restante da sociedade, conduz a vida política de forma a reduzir o mundo ao violento embate entre uma economia globalizada, centrada nos países mais poderosos, e a um integrismo cultural autoritário _ que fala em nome de culturas ameaçadas por essa globalização _ cuja aparência é a de um novo imperialismo."
Alain Touraine, sociólogo, em artigo publicado em 17 de novembro, na Folha de S.Paulo.
Fonte: FOLHA DE S.PAULO
Data de publicação: NOV 17, 1996
"Não dá para dizer: 'Peãozada'. O cara é tão sofisticado que já não se sente peão."
Luiz Inácio Lula da Silva, líder petista, sobre os efeitos da globalização na estrutura de relações sindicais.
Fonte: JORNAL DA TARDE
Data de publicação: OCT 11, 1996
"O Brasil está doente na sua gestão agrária. Quando se vêem os latifúndios de um lado e os sem-terra do outro, é difícil entender o porquê."
Ignacy Sachs, economista polonês, sobre as dificuldades que o país terá com a globalização.
Fonte: ISTOÉ
Data de publicação: AUG 21, 1996
"Precisamos estar inseridos no processo de globalização. Não dá para escolher entre participar ou não."
Alfredo Rizkallah, presidente da Bolsa de Valores de São Paulo, sobre o processo de globalização.
Fonte: JORNAL DA TARDE
Data de publicação: AUG 18, 1996
"A globalização favorece o capital."
Ignacy Sachs, diretor do Centro de Pesquisas do Brasil Contemporâneo, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris.
Fonte: JORNAL DO BRASIL
Data de publicação: AUG 12, 1996
"A demanda por equidade está aumentando, parcialmente, como resultado da globalização da informação, mas é dirigida a um estado que está reduzindo suas funções e tem menos controle sobre suas opções de política econômica."
Fernando Henrique Cardoso, presidente da República, em documento para relatório sobre Desenvolvimento Humano-95, uma agência criada pela ONU em 1990.
Fonte: FOLHA DE S.PAULO
Data de publicação: JUL 16, 1996
"Em vez de porta-aviões, os americanos hoje mandam Michael Jackson e Madonna para dominar o Brasil."
Ariano Suassuna, teatrógo e romancista, que é contra a globalização cultural.
Fonte: VEJA
Data de publicação: JUL 3, 1996
"O maior monumento que a imbecilidade humana já produziu no campo das artes plásticas foi a Disneylandia. Seu equivalente brasileiro se chama Beto Carrero. Ele é a versão caricaturada e traída da cavalhada, um espetáculo autêntico e belíssimo. É significativo que seus personagens usem chapéu de texano."
Ariano Suassuna, teatrólogo e romacista paraibano, sobre a "invasão cultural" da globalização.
Fonte: VEJA
Data de publicação: JUL 3, 1996
"Não me interesso nem por Orlando Silva, nem por bossa nova, nem por Tom Jobim e nenhum desses. São todos influenciados pela massificação cultural americana."
Ariano Suassuna, romancista e teatrólogo paraibano, secretário da Cultura em Pernambuco, que é contra a globalização e seus efeitos nas culturas locais.
Fonte: VEJA
Data de publicação: JUL 3, 1996
"Marx costumava usar a Inglaterra para falar de seu país, a Alemanha, com cores sombrias. Eu, não. Sou um otimista ao falar do meu país. O Brasil mudou muito e precisamos encarar o futuro com otimismo. É uma sociedade aberta por dentro e por fora."
Fernando Henrique Cardoso, presidente da República, sobre a obra de Karl Marx e o quadro atual de globalização.
Fonte: JORNAL DO BRASIL
Data de publicação: JUN 12, 1996
"Certa forma de desordem que, no caso brasileiro, por causa de sua mestiçagem cultural, tende a ser criativa muitas vezes, dando ao povo brasileiro uma grande plasticidade mental."
Fernando Henrique Cardoso, presidente da República, em debate com os intelectuais franceses Alain Touraine, Edgar Morin e outros, sobre globalização, durante sua visita à Sorbonne.
Fonte: FOLHA DE S.PAULO
Data de publicação: MAY 30, 1996
"O mundo pode estar caminhando inexoravelmente para um daqueles momentos trágicos que levam os historiadores a perguntar: por que ninguém fez alguma coisa antes que fosse tarde?."
Ethan Kapstein, diretor de estudos do Conselho de Relações Externas de Washington, em ensaio sobre a escalada mundial do desemprego e das desigualdades sociais, na última edição da revista americana "Foreign Affairs".
Fonte: VEJA
Data de publicação: MAY 29, 1996
"Os mercados de capital passaram a atuar como verdadeiros vigilantes das gestões nacionais. Qualquer medida, por mais correta do ponto de vista interno, que possa contrariar o interesse dos investidores, tem como consequência a revoada dos capitais, com sérios efeitos para a saúde do sistema financeiro."
Fernando Henrique Cardoso, presidente da República, durante visita ao México..
Fonte: VEJA
Data de publicação: FEB 28, 1996
"O aumento da desigualdade e da exclusão que a globalização parece alimentar é intrincado e de difícil combate. Manifesta-se tanto no plano interno dos países desenvolvidos e em desenvolvimento como no plano internacional."
Fernando Henrique Cardoso, presidente da República, em palestra durante visita ao México..
Fonte: VEJA
Data de publicação: FEB 28, 1996
"Erra quem associa as viagens ao exterior a qualquer forma de prejuízo ao encaminhamento dos desafios que o Brasil enfrenta internamente. Ao contrário, uma maior projeção externa do país é parte da solução dos nossos problemas, num momento em que a globalização da economia internacional é uma realidade irrefutável e irreversível."
Fernando Henrique Cardoso, presidente da República, em artigo no "Jornal do Brasil" três dias antes de seu embarque à Índia, a respeito de críticas que recebeu pelo possível excesso de viagens que vem fazendo ao exterior.
Fonte: VEJA
Data de publicação: JAN 31, 1996
"A guerra contra os pobres acabou; os pobres perderam."
Aloizio Mercadante, economista, citando o economista norte-americano Paul Samuelson, ontem no "Jornal do Brasil".
Fonte: FOLHA DE S.PAULO
Data de publicação: JAN 29, 1996
"Os machos são anacrônicos, no tempo da Internet e da globalização ."
Sócrates Nolasco, psicólogo, ontem na Folha.
Fonte:
http://atualaula.vilabol.uol.com.br/frases.htm
Acessado no dia 6 de Julho de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário