sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Manifestantes protestam contra resultados da eleição na Rússia



                                                                             06/12/2011 21h17 - Atualizado em 06/12/2011 21h17

Oposição denunciou fraudes na votação. Secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse que eleição russa não foi livre e nem justa.

Manifestantes voltaram às ruas de Moscou para protestar contra os resultados das eleições parlamentares da Rússia. E um comentário da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, sobre suspeitas de fraudes na votação, motivou a reação forte de uma autoridade russa.

A imagem de tranquilidade no Kremlin, na beira do rio Moscou, não condiz com os fatos. Em vez de festejar a vitória do seu partido nas eleições parlamentares no domingo (4), o governo da Rússia enfrenta uma tempestade de acusações.

A oposição, liderada pelo Partido Comunista, que conquistou 20% dos votos, denunciou a compra de eleitores, fiscais, juízes e até a violação de urnas.

Blindados da polícia russa foram usados para dar segurança ao Kremlin. Grupos de oposição entraram em choque com os policiais e centenas de manifestantes foram detidos na segunda (5) e na terça-feira (6).

Ilia Yashin, um dos líderes da oposição, foi condenado a 15 dias de prisão por promover desordem pública.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou que as eleições na Rússia não foram nem livres nem justas. O chefe do Comitê de Assuntos Estrangeiros da Duma, a Assembleia Nacional Russa, respondeu que as declarações de Hillary são inaceitáveis, e representam uma das piores fases nas relações entre russos e americanos.

Pelas projeções da Justiça Eleitoral, a coalizão governista ''Rússia Unida'' recebeu mais da metade dos votos válidos. E terá a maioria na Duma. Embora tenham perdido 77 cadeiras, o presidente Dmitri Medvedev e o primeiro-ministro, Vladimir Putin, ainda terão folga suficiente para continuar dando as cartas no país, pelo menos ate a próxima eleição presidencial, no ano que vem.

Fonte:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/12/manifestantes-protestam-contra-resultados-da-eleicao-na-russia.html
Acessado dia 6 de dezembro de 2011

RESENHA:

                                              O renascimento do espírito político russo

Após o fim da Guerra-Fria a Rússia teve de abdicar de muitas coisa, pois havia perdido, e no meio dessas muitas concessões o governo do país quase não podia fazer muita coisa, assim a população acabou perdendo o gosto pela política. E agora 20 anos depois uma pequena faísca do espíriito político está aparecendo novamente.

Com o resultado das eleições parlamentares a população russa saiu as ruas de Moscou e de São Petersburgo para protestar perante ao resultado. Os protestantes e a oposição alegam fraude nos resultados, compra de eleitores, fiscais, juízes e até a violação de urnas. Até a Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, se pronunciou a respeito, dizendo que as eleções não foram livres enem justas.

Esta também foi a primeira eleição russa na qual a nascente classe média do país, feita de pessoas autossuficientes, que falam inglês, operam iPads e estão na casa dos 30 anos, realmente saiu para votar.Esta é a geração que se beneficiou da valorização do petróleo ocorrido durante a Presidência de Putin, entre 2000 e 2008. Mas a crise econômica, a estagnação política e a corrupção fizeram com que elas se virassem contra o regime. Essas pessoas são uma minoria, mas uma minoria com cada vez mais influência nas grandes cidades, que é onde a política realmente acontece na Rússia.

O reinteresse pela política tem se mostrado uma tendência mundial, de forma diferente e bem mais massiva pode se colocar os movimentos contra os ditadores no Oriente Médio e de certa forma se assimila ao que está acontecendo no Brasil atualmente, onde a população de situação similar, que se beneficiou com o crescimento da economia, tem se mostrado bem criticos em relação as posições do governo, principalmente aos ações relacionadas ao meio ambiente, como a usina de Belo Monte,que a contrução será localizada da Bacia do Rio Xingu, boa parte da população se tocou com o assunto em questão e se mobilizaram contra a contrução da mesma, os seguidores são principalmente os jovens e a geração nascida no meio da Ditadura Militar, mostrando que agora os povo está de olha no que está acontecendo em Brasília e o próxímo passo será a corrupção que atualmente é feita sem ao mínimo esconder.

Por: Lucas Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário