domingo, 29 de janeiro de 2012

Pequim registra recorde da poluição e voos são suspensos


10 de janeiro de 2012 • 06h31 • atualizado às 10h30

Uma poluição tão forte que não pôde ser medida cobriu a cidade de Pequim na segunda-feira e provocou o atraso ou cancelamento de mais de 150 voos, mas as autoridades locais consideravam a qualidade do ar "boa".

Segundo o site do aeroporto internacional de Pequim, o segundo mais movimentado do mundo, 155 pousos e decolagens foram adiados ou anulados. A embaixada dos Estados Unidos, que calcula de maneira independente a qualidade do ar, informou que a poluição na capital chinesa superava na manhã de segunda-feira o nível "perigoso", o mais grave em seu índice.

A Agência do Meio Ambiente de Pequim considerou "boa" a qualidade do ar da capital, mas as autoridades chinesas são acusadas regularmente de subestimar o risco da poluição. A nuvem de contaminação, que reduziu consideravelmente a visibilidade, se dissipou em boa parte durante o período da tarde.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5550852-EI8143,00-Pequim+registra+recorde+da+poluicao+e+voos+sao+suspensos.html
Acessada dia 10 de janeiro de 2012

RESENHA:

                O desenvolvimento das nações sempre será proporcional ao aumento da poluição

O Desenvolvimento econômico em geral sempre contrastou com graves problemas internos, entre os mais evidentes está a Poluição.

Infelizmente, pode-se dizer que é impossível uma nação se desenvolver sem poluir.

Na China, a questão do meio ambiente é um problema grave que prejudica muito os seus habitantes. Alem de prejudicar a saúde da população, já chega a atingir países vizinhos. Impedindo assim até mesmo o trafego aéreo.

O que acontece muitas vezes é que as nações anseiam por desenvolvimento, para ser mais especifico, pelo lucro então passaram a priorizar o desenvolvimento econômico em detrimento do meio ambiente. Esse fenômeno aconteceu principalmente depois da Segunda-guerra mundial, que levou o mundo a uma corrida desenvolvimentista, onde a linha de chegada é a destruição do nosso planeta.

O crescimento econômico pode até permitir mais recursos para se investir na área de preservação ambiental, mas até que isso aconteça outros países também estarão procurando se desenvolver, e conseqüentemente poluído cada vez mais e mais. Levará um tempo para qualquer mudança no campo da sustentabilidade acontecer. Essa idéia de sustentabilidade deveria ter-se pensado muito antes da situação de alguns países estarem igual a essa, ao ponto do trafego aéreo ser impossibilitado pela grande quantidade de poluição na cidade.

De acordo com a noticia, as autoridades locais consideravam a qualidade do ar "boa". Mas é obvio que isso foi de certa maneira para não causar uma situação ainda mais constrangedora no pais, ou até mesmo evitar algum movimento da população contra o acontecido. Pois de certa forma isso é um crime para a natureza e conseqüentemente irá afetar também a saúde dos moradores da cidade.

Agora, já de acordo com a embaixada dos Estados Unidos, que calculou de maneira independente a qualidade do ar, informou que a poluição na capital chinesa superava o nível "perigoso", o mais grave em seu índice. E como sempre, os ESTADOS UNIDOS, preocupando-se com a população chinesa. Parece até comedia, eles não perdem uma oportunidade de rebaixar os seus países concorrentes, para assim ficar no topo (mais do que já está).

As autoridades chinesas são acusadas regularmente de subestimar o risco da poluição. Essa situação de risco está cada vez mais piorando com o passar do tempo e nada tem sido feito.

Não se sabe ao certo qual a situação do ar, e o nível de periculosidade da contaminação deste. A única coisa que podemos fazer é começar uma política de sustentabilidade, para se desenvolver sustentavelmente. O mundo está se deteriorando cada vez mais rápido, quem mais sofre com isso é a classe trabalhadora que se expõe a essa situação todos os dias e muitas vezes não pode arcar com as despesas de um sistema de saúde melhor.

Enfim, devemos ao menos ter esperança de que as nações se conscientizem logo dos problemas que a sua busca exacerbada pelo lucro está causando, não só para eles mesmo, como para o planeta.

Por: Lays Luchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário