Publicado 27/11/11 16:33 CET
No estado alemão de Baden-Württemberg o referendo de este domingo vai decidir o cancelamento ou não do financiamento governamental do projeto Estugarda 21.
Caso um terço dos 7,6 milhões de votantes decida votar contra a continuação do financiamento estatal, o governo terminará com o apoio financeiro.
A operadora Deutsche Ban já avisou que caso isso aconteça irá pedir 1,5 mil milhões de euros de compensação.
O projeto dividiu a sociedade e trouxe para a rua até os cidadãos pouco habituados a protestos.
Os críticos afirmam que se trata de um projeto megalómano desnecessário e que vai desperdiçar fundos públicos.
Com um orçamento estimado em sete mil milhões de euros, o projeto “Estugarda 21” quer modernizar a estação de caminhos-de-ferro desta cidade e torná-la num eixo ferroviário europeu.
Fonte:
http://pt.euronews.net/2011/11/24/alemanha-franca-e-italia-unem-esforcos-contra-a-crise/
Acessado dia 27 de novembro 2011
RESENHA:
Projeto Estugarda 21
O projeto Estugarda 21 seria a construção de uma central ferroviária internacional no estado alemão de Baden-Württemberg.
Podemos observar comparando ao nosso país, a democrácia apresentada em relação a um investimento governamental, onde a população se manifesta contra ou a favor da construção ferroviária. Bem diferente de varias construções realizadas com dinheiro público aqui no Brasil, onde as obras são impostas para toda a população, temos que aceitar de qualquer jeito, já que mesmo fazendo manifestações a mídia não divulga as contestações pelo fato do poder político . Lembrando o que mais ocorre em construções que são investidas milhões , são os desvios de dinheiro público, temos como exemplo acontecimentos recentes sobre construções voltadas para as olimpíadas de 2014 e a copa de 2016 no nosso país. Já em Estugarda a própria população está decidindo se continua ou não o financiamento para a construção ferroviária.
Uma construção que levará milhões investidos dos cofres públicos em uma obra que a própria população diz que é desnecessária tanto investimento, levando também para lado de pensar no grande impacto ambiental que trará, a decisão será tomada pelo decorrer de uma votação, onde a maioria dos votos decide pelo cancelamento ou não do financiamento.
Por: Geovanna Slompo
Nenhum comentário:
Postar um comentário